RAMO LOBINHO
O Ramo Lobinho atua com crianças na faixa etária entre 6,5(alfabetizado) e 10 anos, concentrando sua ênfase educativa no processo de socialização da criança. O marco simbólico desse Ramo está associado a obra “O Livro da Jângal”, de Rudyard Kipling, especialmente às aventuras de Mowgli, o Menino Lobo. O lema dos lobinhos é “Melhor Possível”.
ÊNFASE: Socialização - Visam os primeiros ensinamentos para a vida no campo e vida em equipe.
A Alcateia de lobinhos, 24 no máximo é dividida em 4 Matilhas nominada por cores (da pelagem de lobo) tendo um “Primo” (Líder) e um “Segundo” (Vice-Líder) que organizam as matilhas.
Os adultos são chamados por nomes de personagens da história da Jangal. Ex: Akelá, Bagheera, Kaá, Baloo, etc.
Conheça o Ramo Lobinho...
Vídeo Produzido pela UEB (União dos Escoteiros do Brasil)
RAMO ESCOTEIRO
Atuando com meninos e meninas com idades entre 11 e 14 anos, o Ramo Escoteiro tem foco na criação e ampliação da autonomia. Fundamentado na vida em equipe e no encontro com a natureza, o Ramo tem como marco simbólico a expressão “explorar novos territórios com um grupo de amigos”. O lema dos escoteiros é “Sempre Alerta”.
ÊNFASE: Autonomia - Visando aumentar os conhecimentos e sua autoconfiança.
A Tropa Escoteira têm no máximo 32 jovens e é dividida em 4 Patrulhas lideradas por um Monitor e o Sub Monitor.
Os adultos são chamados de Chefes. As patrulhas são identificadas por nomes de animais ou constelações.
Conheça o Ramo Escoteiro...
Vídeo Produzido pela UEB (União dos Escoteiros do Brasil)
RAMO SÊNIOR
Concebido para atender às necessidades de desenvolvimento de adolescentes de ambos os sexos entre 15 e 17 anos, o Ramo Sênior tem ênfase no processo de autoconhecimento, aceitação e aprimoramento das características pessoais. A expressão “Superar seus próprios desafios” é o marco simbólico deste Ramo. O lema dos seniores é “Sempre Alerta”.
ÊNFASE: Identidade - Visa oferecer desafios para fazer com que os jovens adquiram novas habilidades, para superar os obstáculos da vida.
A Tropa Sênior possui no máximo 24 jovens e também é dividida em Patrulhas liderada pelo Monitor e o Sub Monitor.
Os adultos são chamados de Chefes. A nomenclatura das patrulhas são de Tribos Indígenas.
Conheça o Ramo Sênior...
Vídeo Produzido pela UEB (União dos Escoteiros do Brasil)
RAMO PIONEIRO
Jovens entre 18 e 21 anos, de ambos os sexos, fazem parte do Ramo Pioneiro, que trabalha o processo de integração do jovem com a sociedade, privilegiando a expressão da cidadania, auxiliando-o a colocar em prática a Lei e Promessa Escoteira em um mundo mais amplo. O marco simbólico deste Ramo é representado pela expressão “tenho um projeto para minha vida”. O lema dos pioneiros é “Servir”.
ÊNFASE: Projeto de Vida - Visa aumentar a integração do jovem ao mundo, voltando-se ao serviço à comunidade e ao exercício da cidadania.
Em um Clã de pioneiros não há número máximo de membros e é dividido por Equipes de Interesses que realizam projetos em conjunto. O Clã possui um casal de Mestres Pioneiros que atuam como consultores/mediadores.
Conheça o Ramo Pioneiro...
Vídeo Produzido pela UEB (União dos Escoteiros do Brasil)
VOLUNTÁRIOS
Após os 21 anos, qualquer pessoa idônea e responsável pode ingressar no Movimento Escoteiro como adulto voluntário, atuando como escotista, auxiliando os jovens na realização das atividades, ou como dirigente, realizando funções administrativas no grupo escoteiro.