MUTCOM - Seções realizam atividades com a comunidade
Quatro seções do Grupo Escoteiro Xapecó participaram neste final de semana do MUTCOM.
O Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária, popularmente conhecido como MutCom, é uma atividade de mobilização nacional voltada à integração e colaboração dos Escoteiros do Brasil com a sociedade. Para os jovens é a oportunidade de exercer atividades de serviço que estimulam o envolvimento com a comunidade.
Neste ano a 19ª edição aconteceu no dia 16 de setembro, sob o tema “Escotismo e Desenvolvimento Sustentável”. O objetivo é que todas as unidades escoteiras locais do Brasil participem de ações voltadas ao cuidado comunitário, à interação sadia com o outro e a perspectiva de descoberta de novos olhares.
PARTICIPAÇÃO DO GRUPO ESCOTEIRO XAPECÓ:
Tradicionalmente o Grupo Escoteiro Xapecó participa das edições do MUTCOM e desta vez não foi diferente pois consideramos que é extremamente necessário estarmos envolvidos com a comunidade que estamos inseridos bem como, através de ações como estas, mostrar a nossos jovens o quanto é importante o envolvimento em ações comunitárias.
Todo o Grupo participou de atividades lideradas por quatro seções: Alcateias Bagheera, Raksha e Baloo e a Tropa Escoteira Soyuz.
ALCATEIA BAGHEERA:
A Alcateia Bagheera se aliou a Igreja Getsemani para auxiliar 20 famílias do Bairro Vila Rica que juntas possuem 50 crianças que vivem em situação de extrema necessidade sobre qualquer aspecto de uma vida digna e saudável. Todos os componentes do grupo foram mobilizados (pais, crianças, jovens e voluntários) nas doações durante toda semana passada.
Foram arrecadados itens básicos de higiene, roupas, brinquedos e principalmente alimentos.
A atividade se encerrou envolvendo todos lobinhos na manhã de sábado, nela eles produziram bolachas e pães que também foram entregues as famílias. Os lobinhos e membros da igreja acompanhados de escotistas se deslocaram até o ginásio da comunidade no sábado a tarde onde foram organizados as doações e distribuídas as famílias.
Fotos: Chefe Sandra
ALCATEIA RAKSHA:
A Alcateia Raksha mobilizou durante toda a semana passada seus lobinhos a coletar pilhas e baterias usadas para dar o destino correto. Os lobinhos se envolveram divulgando a ação em seus condomínios, escola, igreja e bairros que participam.
A arrecadação teve neste sábado seu dia de entrega, o grupo vai continuar com esta ação de arrecadação permanentemente.
Todas as pilhas e baterias entregues serão destinadas ao descarte correto evitando que o descarte errôneo contamine o solo. As pilhas e baterias de uso doméstico apresentam um grande perigo quando descartadas incorretamente. Na composição dessas pilhas são encontrados metais pesados como: cádmio, chumbo, mercúrio, que são extremamente perigosos à saúde humana. Dentre os males provocados pela contaminação com metais pesados está o câncer e mutações genéticas.
Além da arrecadação os lobinhos, através de uma técnica artesanal, estamparam em camisetas desenhos que eles próprios fizeram demonstrando a importância do cuidado com o meio ambiente para a comunidade onde vivemos.
Fotos: Chefes Aline e Rúbia.
ALCATEIA BALOO:
A Alcateia Baloo mobilizou durante toda a semana passada seus lobinhos a coletar restos de sabonete e sabão que geralmente são jogados fora. Neste sábado com todo o material arrecadado os lobinhos produziram sabão reciclável que foram doados ao Programa Viver.
O Programa Viver foi criado em 23/05/1993 e desde então atende anualmente 100 crianças e adolescentes carentes do bairro Quedas do Palmital através de atividades educativas, culturais e recreativas de âmbito social.
Foram produzidos aproximadamente 10 litros de sabão reciclável que foram entregues a assistente social do Programa Viver Elisiane Sanches.
Saiba mais sobre o programa viver em: http://www.programaviver.org.br/
Fotos: Chefe Fábio
TROPA ESCOTEIRA SOYUZ:
A Tropa Escoteira Soyuz realizou um trabalho de porta a porta neste sábado. Os escoteiros e escotistas percorrera o bairro Quedas do Palmital e Palmital com o intuito de conscientizar os moradores sobre a coleta seletiva e reciclagem de lixo. Nem mesmo a chuva segurou os escoteiros que estavam determinados a fazer sua parte, melhorar a comunidade onde o grupo escoteiro está inserido e principalmente conscientizar os moradores sobre a forma de separação e destinação correta do lixo.
No retorno a sede os escoteiros tiveram jogos que ajudaram a reforçar os conceitos principalmente sobre a separação correta do lixo com lixos encontrados durante a atividade.
Fotos : Chefe Lidiano
“O Escotismo é uma grande fraternidade - um plano que, na prática, derruba
diferenças de classes, credos, raças e regionalismos”.
Baden-Powell, em Guia do Chefe Escoteiro, 1919