Tropa Escoteira Cata-Vento realiza live com Jana Monego
A Tropa Escoteira do Ar Cata-Vento, do Grupo Escoteiro Xapecó, realiza as suas atividades escoteiras semanalmente. Nesse momento de isolamento social, realiza suas atividades de forma online.
No sábado, dia 01 de Agosto, os escoteiros das Patrulhas Arara, Coruja e Falcão, tiveram a grata oportunidade de ouvir a jornalista Jana Monego contar sobre sua profissão e sua vida como escoteira.
Jana foi escoteira Lis de Ouro, distintivo de grau máximo do Ramo Escoteiro, que reconhece o jovem que atendeu todos os requisitos necessários, desenvolvendo várias especialidades dentro do Escotismo.
Os jovens da Cata-Vento, tem entre 11 e 12 anos e uma das especialidades do Escotismo é o jornalismo. Nesse sentido, Jana contou como escolheu a profissão de jornalismo, sobre sua trajetória trabalhando em rádios, jornais, televisão, no marketing estratégico de muitas empresas, e ainda atuando como cerimonialista e protocolo de muitos eventos.
Jana carrega no sangue o escotismo, onde desenvolveu muitas habilidades e formação do seu caráter, trabalho em equipe, liderança, autonomia, responsabilidade. “O Movimento Escoteiro foi e continua sendo muito significativo na minha vida. Contribuiu com a minha formação pessoal e é algo que veio de família, através dos meus irmãos que aderiram ao movimento e me inspiraram a seguir o mesmo caminho”, explica.
Com muita alegria e emoção, contou aos escoteiros que até hoje, é adepta de trilhas, caminhadas, jornadas e acampamentos, onde recentemente, começou levar o filho Pedro, de 6 anos.
“Hoje retomei algumas atividades como trekkings e isso tem sido muito importante. Ressignifiquei a minha vida e a minha experiência enquanto escoteira me ajudou muito. Meu filho que tem seis anos também está aprendendo a gostar de acampamento e meu sonho é que ele se inspire no Escotismo pois tenho certeza que fará muito bem pra ele, assim como fez pra mim”, comenta.
Jana foi convidada pela Chefia de Seção da Cata-Vento, Chefe Sônia Mara Liotto, para ser examinadora da especialidade de jornalismo para o Escoteiro que desejar realizar. Exemplo de itens que o jovem deve cumprir são: fazer uma reportagem sobre um acontecimento escoteiro; identificar as várias formas de imprensa escrita e falada; utilizar-se de um gravador portátil em uma entrevista e convertê-la em reportagem escrita; identificar as várias formas de imprensa escrita e falada; apresentar a cobertura fotográfica de um acontecimento escoteiro, entre outros.
Certamente foi um momento de muita emoção e de muitos estímulos para todos os que participaram.
O Grupo Escoteiro Xapecó agradece pelo carinho e atenção de Jana, com um fraterno abraço e aperto de canhota, com o nosso Sempre Alerta!!
Texto: Idineia Merisio Chiotti
Venha você também fazer parte do ESCOTISMO e fazer a diferença! Saiba como participar no link: https://www.gexapeco.com/formulario
Seções do Grupo Escoteiro XAPECÓ 86/SC:
RAMO LOBINHO: (Crianças de 6,5 a 10 anos)
Alcateia Bagheera
Alcateia Raksha
Alcateia Baloo
Alcateia Kaa
Alcateia Hathi
RAMO ESCOTEIRO (Crianças de 11 a 14 anos)
Tropa Escoteira Fênix
Tropa Escoteira Soyuz
Tropa Escoteiro do AR Cata-vento
RAMO SÊNIOR (Jovens de 15 a 17 anos)
Tropa Sênior Marumbí
RAMO PIONEIRO (Jovens de 18 a 21 anos)
Clã Pioneiro Desbravador.
VOLUNTÁRIOS: Maiores de 21 anos.