Clã Desbravador realiza oficina sobre Projeto de Vida e recebe o Clã Excalibur do GE Ximbangue
Na tarde do último sábado (20/05/2023) o Clã Pioneiro Desbravador do Grupo Escoteiro Xapecó 86/SC realizou uma oficina que tratou do assunto "Projeto de Vida" e recebeu pioneiros do Clã Excalibur do Grupo Escoteiro Ximbangue.
"Tenho um projeto para a minha vida", é a expressão que resume o espírito do marco simbólico do Ramo Pioneiro, coincide com a sugestão que o fundador do Escotismo fazia aos jovens desta idade: “ toma tua própria canoa e rema”. Próximo a definir sua identidade pessoal, este é o momento em que o jovem deverá começar a definir um propósito pessoal para a sua vida inserido no contexto de sua sociedade. O marco simbólico incentiva os jovens a irem além do cotidiano, transformando o comum em extraordinário, o impossível em possível, o imperceptível em algo que pode ser sentido de forma intuitiva, pondo, diante dos nossos olhos, a razão e a emoção, realidades que não percebemos habitualmente.
O projeto de vida para os pioneiros faz parte da progressão do Ramo para a conquista do distintivo máximo "Insígnia de BP" e deve ser revisado por no mínimo duas vezes durante sua permanência no ramo. Mas muito mais importante do que qualquer item de progressão, o que foi trabalhado nesta tarde, é o jovem construir um plano (projeto) com sonhos claros para um período futuro de 5 anos, metas anuais e plano de ação para cada uma das metas com passos, prazos, recursos e ações reais para atingimento de cada uma. O movimento escoteiro prevê o estabelecimento de metas pra cada uma das área de desenvolvimento que constam no projeto educativo: Caráter, Físico, Espiritual, Afetivo, Social e Intelectual. Durante a oficina foi esclarecido o que deve ser levado em conta em cada uma destas áreas, apresentados exemplos claros para cada fase do projeto e apresentados formulários práticos para a sua confecção. Além de atividades e dinâmicas conduzidas pelos pioneiros, eles tiveram a oportunidade de iniciar seu projeto exercitando o que aprenderam.
Planejar a vida não significa traçar um plano infalível, mas sim orientar-se pela busca de equilíbrio entre as áreas de desenvolvimento, agindo conscientemente nesse sentido. Os pioneiros foram motivados a desenvolver seus projetos com metas factíveis e com passos conscientes, cada um no seu tempo e dentro de sua realidade. Também foi esclarecido a função do Padrinho neste processo bem como as etapas relacionados a este projeto na progressão do ramo inclusive sua importância na Investidura.
Texto: Francis Marcel Post
Fotos: Escotistas da Seção
Venha você também fazer parte do ESCOTISMO e fazer a diferença!
Saiba como participar no link:
Seções do Grupo Escoteiro XAPECÓ 86/SC:
RAMO LOBINHO: (Crianças de 6,5 a 10 anos)
Alcateia Bagheera
Alcateia Raksha
Alcateia Baloo
Alcateia Kaa
RAMO ESCOTEIRO (Crianças de 11 a 14 anos)
Tropa Escoteira Fênix
Tropa Escoteira Soyuz
Tropa Escoteira do AR Cata-vento
RAMO SÊNIOR (Jovens de 15 a 17 anos)
Tropa Sênior Marumbí
Tropa Sênior Pedra da Gávea
RAMO PIONEIRO (Jovens de 18 a 21 anos)
Clã Pioneiro Desbravador.
VOLUNTÁRIOS: Maiores de 21 anos.
Comments