GE Xapecó participa do ARP (Acampamento Regional de Patrulhas) em Maravilha
Entre os dias 08 e 11 de junho de 2023 aconteceu em Maravilha o ARP (Acampamento Regional de Patrulhas). Este evento reuniu, no CTF Juca Ruivo, aproximadamente 1.000 pessoas entre escoteiros, seniores e voluntários do estado inteiro.
O ARP foi promovido pelos Escoteiros de Santa Catarina e foi o maior evento de jovens realizados nos últimos cinco anos e celebra os 110 de Escotismo Catarinense. A abertura foi prestigiada por autoridades locais, escoteiras, pelo presidente da União dos Escoteiros do Brasil, Ivan Alves do Nascimento e a presidente do Conselho de Administração Nacional, Daniela Rodrigues Gomes. A região escoteira de Santa Catarina está entre as três maiores do Brasil e referência na realização de grandes eventos.
O Grupo Escoteiro Xapecó foi a maior delegação contando com 68 participando sendo 28 escoteiros/escoteiras, 10 seniores/guias, 6 escotistas e dirigentes que acompanharam as patrulhas, 11 escotistas e dirigentes que integraram a equipe de serviços, 4 pais/mães na equipe da cozinha, 5 pioneiros/pioneiras que integraram a equipe de serviço e 4 escotistas/dirigentes que trabalharam na coordenação do evento/módulos.
Comitiva do GE Xapecó
Comitiva do GE Xapecó
No total, foram formadas 60 patrulhas escoteiras divididas em 4 subcampos (Maçarico, Corvo, Touro e Lobo) subdivididos em 3 tropas com 5 patrulhas cada; e 41 patrulhas seniores divididas em 4 subcampos (Guarani, Xokleng, Kaigang e Xingú) subdivididos em 2 tropas com 5 patrulhas cada.
O ARP é uma atividade voltada exclusivamente para o Ramo Escoteiro e Sênior e teve, este ano, como tema os 110 anos do Escotismo Catarinense. Foi uma grande atividade onde todos vivenciaram o espírito escoteiro, o sentimento de fraternidade, a motivação do aprender fazendo e com UM OLHAR PARA O FUTURO.
Com exceção da Cerimônia de Abertura, Encerramento e o Fogo de Conselho, cada ramo (Escoteiro e Sênior) contou com uma programação específica preparada para atender os anseios dos jovens - em cada faixa etária - além de oportunizar experiências nas várias áreas de desenvolvimento (físico, intelectual, afetivo, social, do caráter e espiritual).
Durante os 4 dias os subcampos passavam em módulos onde desempenhavam atividades diferentes e desafiadoras:
RAMO ESCOTEIRO: Jogos Escoteiros, Jornada, Aldeia Global 1, Aldeia Global 2, Buschcraft, Festa (a quinta a noite) e excursão.
RAMO SÊNIOR: Jogos Escoteiros, Navegação, Rapel, Aldeia Global 1, Aldeia Global 2 e Festa (sexta a noite)
Todos os membros juvenis puderam desenvolver atividades para conquistar a Insígnia dos 110 anos do Escotismo Catarinense, com tarefas de interação entre patrulhas e chefias.
O Fogo de Conselho também foi destaque e realizado em dois momentos: primeiro a cerimônia, com canções e esquetes, depois, ao ar livre, fogo simbólico, Canção da Despedida e uma queima de fogos. Durante a parte cerimonial do Fogo, os jovens riram, se divertiram e puderam conhecer um pouco da história do escotismo, através de esquetes, além é claro das canções, que fizeram todos dançarem. Após todos se dirigiram para outro espaço. Um criativo fogo simbólico uniu a flor de lis, símbolo do escotismo, e o mapa de Santa Catarina. A Canção da Despedida aflorou ainda mais a emoção dos participantes. Sentimento de saudade e nostalgia tomou conta de todos. Após a Canção, houve um show de fogos de artificio, o deixou todos os participantes ainda mais emocionados, lembrando de todas a memorias que irão levar do ARP.
A alimentação dos jovens também foi preparada por equipes formadas pelos grupos escoteiros. Para animar estas equipes que trabalharam muito para alimentar a todos foi oferecido algumas atividades especiais, uma delas foi a “Festa das Nações”, um momento de confraternização, no qual cada equipe preparou um prato típico de sua região, compartilhando com todos e outra foi a participação em uma seção de yoga no módulo Aldeias Globais. Lá participaram de reflexão, relaxamento e integração entre as equipes.
O ARP também foi marcado pelo voluntariado, mais de 350 adultos, escotistas do estado inteiro, trabalharam voluntariamente durante todos os dias do evento nas mais diversas tarefas: aplicando o programa, acompanhantes das patrulhas, chefes de subcampos, chefes de tropas, bases, segurança, cozinha, administração, infraestrutura, staffs, enfermaria, limpeza, comunicação, apoio, etc. Eles que fizeram o ARP acontecer e garantiram o sucesso do evento.
Caso queira ver mais fotos do evento acesse o drive do evento clicando na imagem abaixo:
Crédito das Fotos: Equipe Regional de Comunicação UEB/SC
Texto: Diretor de Comunicação Francis Marcel Post
Fotos: Escotistas acompanhantes e Equipe Regional de Comunicação
Fontes de Pesquisa do texto: Boletins do ARP e site da UEB/SC.
Venha você também fazer parte do ESCOTISMO e fazer a diferença!
Saiba como participar no link:
Seções do Grupo Escoteiro XAPECÓ 86/SC:
RAMO LOBINHO: (Crianças de 6,5 a 10 anos)
Alcateia Bagheera
Alcateia Raksha
Alcateia Baloo
Alcateia Kaa
RAMO ESCOTEIRO (Crianças de 11 a 14 anos)
Tropa Escoteira Fênix
Tropa Escoteira Soyuz
Tropa Escoteira do AR Cata-vento
RAMO SÊNIOR (Jovens de 15 a 17 anos)
Tropa Sênior Marumbí
Tropa Sênior Pedra da Gávea
RAMO PIONEIRO (Jovens de 18 a 21 anos)
Clã Pioneiro Desbravador.
VOLUNTÁRIOS: Maiores de 21 anos.
Comentarios