top of page

Grupo Escoteiro Xapecó comemora 27 anos com muitas atividades

No último dia 28 de junho, o Grupo Escoteiro Xapecó comemorou 27 anos de fundação. A programação especial começou semanas antes.

A Gincana, realizada nos dias 22 e 29 de junho, foi o ponto alto das comemorações. Organizada pelo Clã Pioneiro Desbravador, a gincana reuniu todas as seções do Grupo Escoteiro. No primeiro dia, as equipes foram formadas e competiram entre si. Doze equipes participaram, cada uma composta por lobinhos, escoteiros e sêniores em proporções iguais. Além de compreender as regras, as equipes tiveram que escolher seus nomes, criar um “grito de guerra” e designar um líder. Algumas tarefas já valiam pontos desde o início.

Também foram disponibilizadas tarefas nos grupos de WhatsApp que eles criaram. Uma das tarefas era criar um vídeo apresentando todos da equipe e parabenizando o grupo pelo seu aniversário. O dia foi muito animado pois a competição foi em conjunto em atividades como: corrida do saco, corrida de cadeira humana, corrida de “barcos” e o “Show do Milhão” com Kahoot.

Além disso, tarefas surpresas foram divulgadas durante a semana.

Duas dessas tarefas merecem destaque especial:

A primeira era ligada ao projeto Mensageiros da Paz que está em andamento através de uma ação conjunta de todo grupo. O “Mensageiros da Paz” é uma iniciativa criada pela organização mundial dos escoteiros, que busca influenciar os jovens a trabalharem por um mundo melhor, impactando-os positivamente em prol da paz. O Grupo adotou a escola "Construindo o Saber" de Arroio do Meio/RS, mais especificamente os alunos carentes e suas famílias. A tarefa consistia em trazer doações de roupas, agasalhos e calçados para a doação para serem incrementadas na arrecadação já em andamento.

A segunda foi em apresentar no início do segundo dia da gincana um membro de COSPOBRE. (Cosplay de pobre). Cosplay é uma atividade e arte performática em que os participantes chamados cosplayers usam fantasias e acessórios para representar um personagem específico. O cosplay deveria ser confeccionado com materiais que se tem em casa ou reciclado, evitando comprar coisas prontas, caras ou elaboradas. O Cospobre deveria ser de um personagem do “Divertidamente” (filme 1 ou 2) ou relacionado ao nome da equipe.

No segundo dia, realizado na UCEFF Faculdades, cada equipe poderia escolher entre 20 bases com tarefas variadas. Em cada base havia critérios diferentes de avaliação e a pontuação foi pela melhor colocação. As bases foram: escoteiro suspenso, cabo de guerra, corrida maluca, torta na cara, desafio da garrafa, quebra cabeça, tiro ao alvo com zarabatana, acender uma fogueira com pederneira, chute ao alvo com câmera de caminhão, balão com copo, quick pong, espoja com água, ping sopro, sequência de dados, testando o tato, aeromodelismo, o açougueiro, preços das mercadorias, fôlego para tomar refrigerante e distância entre dois pontos.

Para garantir a justiça e o controle dos resultados, foi utilizado um sistema desenvolvido especialmente para o evento pelo pioneiro do Clã Desbravador André Raimann. Os chefes responsáveis pelas tarefas ou bases lançaram e monitoraram os resultados, e votaram para eleger a equipe mais organizada e animada além de poder apontar descumprimento de regras que penalizavam as equipes.

As equipes que competiram foram:

1 – Os Aventureiros

2 – Leopardo

3 – Ursa Maior

4 – Bem-te-ví

5 – Condá

6 – Stitch

7 – Dinamite

8 – Os exploradores

9 – Gavião

10 – Minions Exploradores

11 – Flor de Liz

12 – Pitbull

Todos os participantes ganharam o distintivo comemorativo.

As equipes premiadas em 1º, 2º e 3º lugares ganharam medalhas e um kit recheadas de distintivos.

1º Lugar – Equipe número 4 – Bem-te-vi

2º Lugar – Equipe número 6 – Stitch

3º Lugar – Equipe número 1 – Os Aventureiros

Equipe mais organizada (votação da chefia) – 12 - Pitbull

Equipe mais animada (votação da chefia) – 11 – Flor de Liz

A gincana, além de integrar todos os membros do grupo, foi muito divertida. Os jovens que “competiram” de forma saudável e tiveram a oportunidade de exercitar a liderança, trabalho em equipe, habilidades escoteiras, manuais, de conhecimentos gerais, de organização, de agilidade, de precisão e também contar com a sorte, enfim, as tarefas foram variadas e também envolveram as 6 áreas de desenvolvimento previstas no Programa Educativo da UEB (União dos Escoteiros do Brasil): Físico, afetivo, social, espiritual, intelectual e caráter.

O encerramento da gincana foi marcado por uma confraternização, onde todos puderam celebrar os desafios superados e receber premiações e condecorações.

Além da premiação foram entregues:

  • Lis de Ouro ao escoteiro João Pedro Dondoni

  • Medalha de bons serviços de 10 anos e cordão dourado para a Gia sênior Brenda Eduarda Bottin Dick.

  • Medalha de bons serviços de 15 anos para o agora voluntário assistente da Tropa Escoteira Fênix Marco Pedrolo Marcon

  • Medalha de bons serviços de 15 anos para o Diretor Valdecir Cezar Marcon.


A noite foi reservada para um momento solene dedicado aos voluntários (escotistas e dirigentes) e seus familiares. O evento foi recheado de emoções e entregas de homenagens. Após a parte protocolar foi oferecido um apetitoso jantar. A comemoração adentrou a noite acompanhada de “som e violão”.

Foram homenageados os seguintes voluntários:

  • Cristina Pereira dos Santos com a medalha de gratidão bronze. Cristina atualmente assistente de chefia do ramo Lobinho já foi Akela e presidente da Gestão anterior do Grupo Escoteiro.

  • Neuri Folle com a medalha de bons serviços de 5 anos. Folle desde seu ingresso participa como diretor.

  • Maria Ivete Antunes Pinheiro Marafon com a medalha de bons serviços de 5 anos. A chefe Nega como é conhecida, foi assistente de chefia do ramo lobinho e Akelá. Hoje é colaboradora do Grupo Escoteiro.

  • Tatiana Lupatini Flach com a medalha de bons serviços de 5 anos. Chefe assistente do Ramo Escoteiro, também já foi chefe de tropa e atualmente é a presidente do Grupo Escoteiro.

O evento contou com a presença de 4 membros que participaram da organização da fundação do Grupo Escoteiro em 1997: Sr. Narcizo Saffério Giraldi; Sr. Niloar Bissani; Sr. Roberto Basso e Sr. Fábio Luis dos Passos que compartilharam de algumas histórias e da emoção de ver a evolução do grupo escoteiro após 27 anos. Além dos três primeiros citados que estavam presentes, de forma oficial, também foram fundadores a Sra. Luciane de Cássia Surdi e o Sr. Emerson Zancanaro.

Que o espírito escoteiro continue a inspirar por muito tempo o Grupo Escoteiro Xapecó em sua jornada de fraternidade, aprendizado e serviço à comunidade!


Texto: Francis Post (Diretor de Comunicação).

Fotos: Escotistas Participantes


Venha você também fazer parte do ESCOTISMO e fazer a diferença!

Saiba como participar no link:


Seções do Grupo Escoteiro XAPECÓ 86/SC:


RAMO LOBINHO: (Crianças de 6,5 a 10 anos)

Alcateia Bagheera

Alcateia Raksha

Alcateia Baloo

Alcateia Kaa


RAMO ESCOTEIRO (Crianças de 11 a 14 anos)

Tropa Escoteira Fênix

Tropa Escoteira Soyuz

Tropa Escoteira do AR Cata-vento


RAMO SÊNIOR (Jovens de 15 a 17 anos)

Tropa Sênior Marumbí

Tropa Sênior Pedra da Gávea


RAMO PIONEIRO (Jovens de 18 a 21 anos)

Clã Pioneiro Desbravador.


VOLUNTÁRIOS: Maiores de 21 anos.

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page