Tropa Soyus e Cata-vento encerram o ano com o acampamento “No Limite”
Em 26 e 27 de novembro de 2022 duas tropas escoteiras, Soyus e Cata-Vento, do Grupo Escoteiro Xapecó realizaram o acampamento mais desafiador do ano. O formato tende a não facilitar para os escoteiros, desde a escolha do local, com menos infraestrutura, até a disponibilização de alimentação diferenciada (menos habitual), sendo que as patrulhas com melhor desempenho nas atividades acabam acessando melhores itens.
Os escoteiros, durante todo o ano, foram recebendo uma espécie de moeda, os nossos "NÓS", para utilização durante o acampamento. As patrulhas precisaram encontrar um consenso de gastos dentro da disponibilidade que possuíam, parecido com o que os pais precisam fazer em casa, não é? E olha que nossos jovens nos surpreenderam, conseguiram decidir em conjunto e com coerência o que permitiu que o acampamento transcorresse da melhor forma. Tudo bem que uma patrulha ou outra gastou todo o dinheiro antes de encerrar o acampamento, mas qualquer semelhança com a realidade deve ser só coincidência. O aprendizado com essa experiência, com certeza, trará ganhos aos gastões e aos econômicos. O importante foi ver todos contando seu rico dinheirinho e distribuindo o orçamento dentro das necessidades.
O desafio físico acabou sento destaque, pois tudo começou com uma caminhada pelo meio da mata passando por rio, montanha, plantações de erva-mate, totalizando 4 km de caminhada até o local escolhido para montarmos nossos cantos de patrulha. Mesmo cansados, montaram seus espaços e realizaram as atividades que a chefia preparou com muito carinho.
Os jovens com experiência interagiram com os mais novos - na maioria em sua segunda atividade escoteira - e aguentaram firmes até o final do acampamento que foi repleto de atividades que os desafiaram a superar seus limites.
As duas tropas também conseguiram interagir e superar desafios, mas sempre premiamos as patrulhas com mais destaque. Na Tropa Soyus a Patrulha Pegasus foi a grande vencedora e na Tropa Cata-vento a Coruja.
Sabemos que haverá escoteiros que vão dizer que foi fácil e outros que vão dizer que foi muito exaustivo, mas acreditamos que todos vão concordar que foi muito divertido. É incrível ver como a superação das dificuldades pode tornar os momentos mais leves e felizes. Todos prontos para organizarmos um “No Limite” em 2023 ainda melhor.
Texto: Escotista Raquel Grasel
Fotos: Escotistas da Seção
Venha você também fazer parte do ESCOTISMO e fazer a diferença!
Saiba como participar no link:
Seções do Grupo Escoteiro XAPECÓ 86/SC:
RAMO LOBINHO: (Crianças de 6,5 a 10 anos)
Alcateia Bagheera
Alcateia Raksha
Alcateia Baloo
Alcateia Kaa
RAMO ESCOTEIRO (Crianças de 11 a 14 anos)
Tropa Escoteira Fênix
Tropa Escoteira Soyuz
Tropa Escoteira do AR Cata-vento
RAMO SÊNIOR (Jovens de 15 a 17 anos)
Tropa Sênior Marumbí
RAMO PIONEIRO (Jovens de 18 a 21 anos)
Clã Pioneiro Desbravador.
VOLUNTÁRIOS: Maiores de 21 anos.
Commenti