Tropas Escoteiras participam de Acampamento de Graduados e 29º ELO Nacional
No último final de semana (02 e 03/04/2022) escoteiros das tropas Fênix, Souyz e Cata-Vento do Grupo Escoteiro Xapecó participaram de duas atividades: O Acampamento de Graduados e do 29º ELO Nacional. As duas atividades foram realizadas em sequência na sede do Grupo e reuniram Grupos Escoteiros de vários distritos do Oeste Catarinense.
No sábado 38 jovens - monitores e alguns sub monitores em suas tropas escoteiras - participaram do Acampamento de Graduados. O acampamento de graduados – chamado de Ponta de Flecha – é uma atividade específica para monitores das patrulhas e visa a formação de liderança por meio da participação dos jovens em debates e de atividades práticas relacionadas ao comando das suas equipes, no escotismo chamadas de patrulhas. O sistema de Patrulha foi idealizado pelo Lord Baden-Powell fundador do Escotismo que colocou em prática logo no primeiro acampamento realizado na ilha de Brownsea na Inglaterra em 1907, este acampamento inclusive foi considerado como marco para a fundação do escotismo no mundo. É o método através do qual se pratica o escotismo. O sistema de patrulhas visa promover o constante desenvolvimento dos escoteiros trabalhando sempre em pequenos grupos (patrulhas) liderados por um jovem (monitor). Esses grupos devem ser autônomos, unidos e ter iniciativa e vida própria.

Foto Oficial dos participantes do Graduados
Os monitores tiveram várias orientações para potencializar suas atuações como jovens líderes não somente junto a patrulha, mas também aplicados no seu dia a dia. Também tiveram inúmeras atividades de integração, acampamento e fogo de conselho. O Graduados estava sob a coordenação do chefe Cristiano Zambiasi do Grupo Escoteiro Ximbangue.
FOTOS DO GRADUADOS
No domingo 145 escoteiros, além de 35 escotistas e voluntários participaram do 29º ELO NACIONAL. O ELO é uma atividade nacional, mas com aplicação local. ELO significa “Escoteiros Locais em Operação”.

Foto Oficial dos participantes do 29º ELO Nacional
Esta atividade foi o primeiro grande evento presencial após as restrições da pandemia.
A proposta do 29º ELO Nacional foi um convite, não só para refletirmos sobre as diversas lições aprendidas, mas também para nos reencontrarmos e juntos vivermos com intensidade esse momento de transformação e crescimento.
Especialmente nesse momento que vivemos, de uma crise sanitária global, todos nós fomos impulsionados a uma série de transformações que nos encheram de expectativas sobre como vivenciar a nova realidade, sobre como buscar novas formas de nos entender como seres humanos, de como ter mais empatia, mais solidariedade, de pensar diferente e de como reforçar os laços de fraternidade.
Os escoteiros, separados em suas patrulhas originais, tiveram o desafio de percorrer o máximo de bases possível. Cada base – em um total de 28 - havia um desafio diferente que trabalhava as diversas áreas do desenvolvimento que o escotismo se propõe atuar: caráter, físico, afetivo, intelectual, espiritual e social. O ELO estava sob a coordenação do chefe Roberto Basso do Grupo Escoteiro Xapecó.

Delegação do Grupo Escoteiro Xapecó

FOTOS DO 29º ELO NACIONAL
Texto: Francis Marcel Post
Fotos: Francis Post e escotistas do evento
Fonte de pesquisa sobre ELO: Boletim 1 da UEB sobre o evento.
Venha você também fazer parte do ESCOTISMO e fazer a diferença!
Saiba como participar no link:
Seções do Grupo Escoteiro XAPECÓ 86/SC:
RAMO LOBINHO: (Crianças de 6,5 a 10 anos)
Alcateia Bagheera
Alcateia Raksha
Alcateia Baloo
Alcateia Kaa
RAMO ESCOTEIRO (Crianças de 11 a 14 anos)
Tropa Escoteira Fênix
Tropa Escoteira Soyuz
Tropa Escoteira do AR Cata-vento
RAMO SÊNIOR (Jovens de 15 a 17 anos)
Tropa Sênior Marumbí
RAMO PIONEIRO (Jovens de 18 a 21 anos)
Clã Pioneiro Desbravador.
VOLUNTÁRIOS: Maiores de 21 anos.
Comments